O Brasil de 1500: O encontro entre os povos originários e os colonizadores portugueses
O primeiro contato entre os povos originários e os colonizadores portugueses aconteceu em 1500, no sul da Bahia.
A praia de Barra do Cahy, no município de Prado, foi o primeiro local onde desembarcaram os portugueses em 22 de abril de 1500.
Na primeira carta escrita pelo escrivão da armada de Pedro Alvarez Cabral ao rei de Portugal, ele pensava ter encontrado apenas uma ilha. Pero Vaz de Caminha observou a geografia e descreveu as primeiras relações entre dois povos bem diferentes.
A praia da Barra do Cahy tem uma baía curta e onde também entra muito vento. Por isso os portugueses tiveram que seguir viagem. E assim, passaram por Corumbau.
Na língua dos Pataxós, Corumbau significa “lugar longe de tudo”. Durante a maré baixa, a praia revela um imenso banco de areia que avança para dentro do mar.
Seguindo viagem, os navegantes chegaram à Coroa Vermelha, na região de Porto Seguro, que ganhou esse nome por causa do desenho formado pelos recifes de corais.
Um local estratégico para aqueles estrangeiros, que fizeram ali a primeira celebração religiosa feita pelos colonizadores em terras brasileiras e onde, dias depois, fincaram uma cruz.
Os portugueses, nesta primeira missa, agradeceram e rezaram por terem chegado. E, segundo o registrado na carta de Pero Vaz de Caminha, os povos nativos que já viviam na região também participaram.